Descobrindo Charlotte Mason
Descobrindo Charlotte Mason
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Recursos EscolaresVOLTAR

#44 - Introdução à Lição Bíblica

#44 - Introdução à Lição Bíblica
Mariana Mastracchio
fev. 12 - 6 min de leitura
000

Bem-vindo ao primeiro episódio da nova série Charlotte Mason na prática, uma série onde iremos falar como cada disciplina do banquete de ideias proposto por Charlotte Mason é estudada na prática! 

Neste episódio falamos sobre a Lição Bíblica, porque ela faz parte do currículo, como é o método desta lição, como podemos desenvolver um plano de estudo, dicas de materiais e o grande propósito de incluir lições bíblicas no currículo.

 

Recursos, links, livros, e citações mencionados neste episódio:

Episódio sobre o conhecimento de Deus: #29 - Como as lições são divididas? O conhecimento de Deus para Charlotte Mason

#38 - É possível educar crianças com o método CM nos dias de hoje? Com Anesley Middlekauff

Níveis (formulários) escolares: Clique aqui para ver uma tabela que mostra a que série escolar e faixa etária os Níveis se equivalem.

 

MATERIAIS para as Lições Bíblicas:

Ensino das Escrituras artigo da The Perents' Review 

Clique aqui para tabela com comentários bíblicos para uso do professor e/ou estudante, ver slide 22 da apresentação “O programa de Mason para as lições bíblicas” por  Art Middlekauff (em inglês).

Sugestões de comentários em poruguês: N.T. Wright “Coleção para todos” do novo testamento e “Josué: Comentário expositivo”.

Um bom atlas bíblico.

Clique aqui para imagens de pinturas de cenas da bíblia.

Sugestões para famílias católicas: este blog de uma mãe americana católica que aplica o método CM tem muitas dicas e recursos.

  • Níveis 1 e 2

Comentário bíblico usado pelo professor para preparar as lições: Clique aqui para acessar The Bible for School and Home by J. Paterson Smyth em inglês

  • Níveis 3 à 6

“O Salvador do Mundo” (The Saviour of the World) é uma coleção de seis volumes de meditações sobre os Evangelhos escritas em verso por Charlotte Mason.  Os volumes cobrem a vida de Cristo em seis partes, começando com Sua Santa Infância. Estes volumes foram publicados entre 1908 e 1914.

Clique aqui para acessar os volumes do The Saviour of the World (formato digital e em inglês)

“A História do Evangelho” (The Gospel History) de C.C. James acompanha a leitura dos poemas de “O Salvador do Mundo”. Este livro combina as palavras originais dos quatro Evangelhos canônicos em uma única história harmonizada, o que a torna ideal para leitura e narração. 

Clique aqui para acessar The Gospel History (formato digital e em inglês)

 

O programa de Mason para as lições bíblicas (por Art Middlekauff)

“…descobri que [Mason] desenvolveu um programa progressivo de estudo para crianças de 6 a 18 anos de idade que é de tirar o fôlego em sua simplicidade, elegância e eficácia.” (Art Middlekauff do CM Poetry)

(Fonte: slide 10 de “O programa de Mason para as lições bíblicas” por  Art Middlekauff)

*Este artigo em inglês explica como este estudo era feito.

 


Ideias inspiradoras da vida religiosa.–– A parte mais importante do nosso assunto continua a ser considerada––as ideias inspiradoras que propomos dar às crianças nas coisas da vida divina.  Este é um assunto que estamos um pouco propensos a deixar ao acaso;  mas quando consideramos o poder vitalizador de uma ideia, e como uma única grande ideia muda a corrente de uma vida, torna-se-nos necessário considerar com muito cuidado quais ideias sobre Deus podemos oferecer mais apropriadamente às crianças, e como elas podem ser  apresentadas de forma mais convidativa.  É um fato muito triste que muitas crianças tenham suas primeiras idéias de Deus nos primeiros anos como um Ser atento às suas transgressões e sempre pronto para castigar.  É difícil estimar a alienação que essas primeiras idéias do Pai divino provocarão no coração de Seus filhinhos. Outro perigo é, para que as coisas da vida divina não se tornem muito familiares e banais, que o nome de nosso abençoado Senhor seja usado sem reverência.

(Volume 3 da série Educação no Lar)

 

Mas que tipo de abordagens preparamos para as crianças em relação ao Deus de quem elas precisam, o Salvador em Quem tudo ajuda, o Rei que dá todo o prazer, comanda toda a adoração e lealdade?  Quaisquer palavras ou pensamentos nossos são pobres e insuficientes, mas temos um tesouro de palavras divinas que eles lêem e conhecem com prazer satisfatório e contam com singular beleza e aptidão. "A Bíblia é o livro mais interessante que conheço", disse uma jovem de dez anos que tinha lido um bom número de livros e conhecia sua Bíblia. Aos poucos as crianças adquirem aquele conhecimento de Deus que é o objeto da oração diária final em nossa bela liturgia - a oração de São Crisóstomo - "Concede-nos neste mundo conhecimento de Tua verdade", e todos os outros conhecimentos que eles obtêm se reúnem em torno e iluminam isto. 

(Volume 6 da série Educação no Lar)

 


🎧🎙NOVIDADE: Nosso podcast será transmitido AO VIVO!!! 

Alguns episódios serão transmitidos ao vivo enquanto gravamos e você poderá fazer perguntas que serão respondidas ao vivo 🙌 

Para saber quando estaremos ao vivo, clique aqui para entrar no nosso canal do Telegram.

📖 Clique aqui para ler o artigo da Parents Review: A Filosofia Educacional de Charlotte Mason.  

🆕️ EDITORA IDEIAS VIVAS @editoraideiasvivas

🎧Charlotte Mason Audiobook é um podcast com a leitura integral dos volumes📚 da Charlotte. Iniciamos com o volume 4 Nossos Corpos,  Nossas Almas. Clique aqui e escolha em qual plataforma escutar. 

✅Nos encontre também em outras plataformas:

➡INSTAGRAM @descobrindocharlottemason

➡SPOTIFY Descobrindo Charlotte Mason 

➡ANCHOR Descobrindo Charlotte Mason 

➡YOUTUBE Descobrindo Charlotte Mason 

Participe do grupo Recursos Escolares e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você